O SD2000 na Petrobras, na América do Sul

Para atender às necessidades de informatização da Medicina e Higiene Ocupacional nas Unidades da Petrobras na América do Sul (Colômbia, Argentina, Bolívia, Peru e Venezuela), foi desenvolvida a versão do SD2000 no idioma Espanhol.


Na largada dos processos de implantação, o SD2000 foi apresentado na Jornada de Saúde Ocupacional desenvolvida pela Gerência de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional da E&P Argentina.

Na ocasião, foram destacadas (as seguintes ações):

  a) os benefícios da implantação do novo software para a gestão da saúde dos empregados;

  b) o treinamento de um grupo de Analistas da Glauco Tecnologia que prestará serviços na Mesa de Apoio da Unidade

  PESA (Argentina)

  c) a criação do ambiente de treinamento;

  d) as interfaces requeridas para operacionalização do Sistema;

 e) as reuniões com a equipe de Segurança da Informação, das Gerências da TI-PESA, TI-BAN e TI-ANI e participantes do Comitê de SMS da PESA e do Brasil.


Na sequência das ações foram realizadas reuniões na Colômbia e na Bolívia e, posteriormente, reuniram-se na nossa Sede, em Salvador-BA, as equipes de Gestão de Mudança e de Suporte Operacional da Glauco Tecnologia e representantes da Petrobras, no planejamento da execução do Projeto de Implementação do SD2000Plus nas Unidades da Companhia na Colômbia e na Bolívia.


Em todos esses eventos foi efetivado um alinhamento técnico-operacional com a apresentação dos recursos e funcionalidades da versão do SD2000Plus desenvolvida no idioma Espanhol, visando concluir a sua validação, tendo sido levantadas as customizações finais requeridas, com vistas a adaptação do software à legislação de cada País. Foram ainda analisadas as entradas de dados do software e discutida a questão da carga inicial e atualizações futuras do cadastro de pessoal. 


Participaram dos eventos o médico coordenador de Saúde Ocupacional da Petrobras na Argentina, Dr. Jorge Casal, na Colômbia, Dr. Henry – e na Bolívia, Dr. Rolando Ramirez, além do médico coordenador da implementação do software no Brasil, Dr. Fernando Guedes e dos representantes da área de Tecnologia da Informação da Petrobras, Alberto Barbosa e Manuela Medeiros.


Pela Glauco Tecnologia participaram a consultora Janaína Pinho, a gerente de suporte operacional Priscilla Lanza e as analistas Cidilene Suzart e Jackeline Madeira, alocadas aos projetos da área internacional.