SD2000 Plus informatiza a Gestão de Riscos Ocupacionais na Petrobras

O SD2000 Plus foi contratado pela Petrobras para informatizar as atividades de saúde dos empregados, conforme Norma Técnica nº 2748 – Informações de Saúde.


Sob a coordenação técnica de Roberto Jaques, responsável pelo Projeto de implantação do módulo Higiene Ocupacional (HO) do SD2000 Plus na Petrobras e vice-presidente de Formação Educacional Profissional da Associação Brasileira dos Higienistas Ocupacionais (ABHO), foi destacado o estágio atual do projeto e das melhorias no processo de mudança na gestão de Higiene e Saúde Ocupacional (HSO) da estatal, conforme publicado na Revista Proteção (junho 2011).


Roberto Jaques coordenou a customização do Módulo de Higiene Ocupacional do SD2000 Plus na empresa e é responsável pela implantação do Módulo de HO em todas as unidades da Petrobras no País.  

“O sistema já está implantado em todas as unidades da área de Abastecimento, em mais de 80% de Exploração e Produção e em grande parte de Compartilhado, além de Gás e Energia e Transpetro”. Jaques diz que “entre as vantagens proporcionadas pelo sistema encontra-se a integração eletrônica dos PPRAs com os PCMSOs e a entrega informatizada de EPIs”.


Através das informações armazenadas no SD2000 Plus serão gerados indicadores que apontarão quando medidas de prevenção devem ser iniciadas. Jaques explica que com estes indicadores gerados será possível “traduzir os resultados de desempenho da função Higiene Ocupacional de uma maneira quantitativa, com estabelecimento de métricas”.